domingo, 11 de janeiro de 2009

L4yer Cake

Ontem esteve um dia frio e uma noite ainda mais fria. Esteve frio demais para grandes aventuras. Ainda estive para ir ao cinema…vestir o meu casaco mais quente, pôr um cachecol, vestir umas meias grossas, e enfrentar, de olhos semicerrados pelo vento, este frio cortante que dizem polar. Mas o quentinho da lareira e o conforto do sofá levaram a melhor.

Acabei a ver um filme de gangsters...E que filme de gangsters! Provavelmente um dos melhores filmes de gangsters que já alguma vez vi! Oh meus amigos e se eu vejo muitos filmes de gangsters…Bom, talvez não, mas que foi um bom filme de gangsters lá isso foi...

Com o singelo nome de “Bolo de Camadas”, do original Layer Cake (o quê? Uma tradução literal do título de um filme estrangeiro?! Em situações normais chamar-se-ia torta de Azeitão ou algo do género…) este filme é protagonizado pelo mais recente James Bond, Daniel Craig, do qual sou uma admiradora confessa, apesar dos argumentos contra dos meus amigos quando lhes tento fazer entender que, sim apesar de parecer um ucraniano, este homem loiro de orelhas grandes é bastante charmoso e o que eles têm é resistência à mudança.

O filme é bastante complexo, digno de nos deixar às aranhas quando tentamos compreender então mas afinal o que é que se passou aqui, deixa-me cá fazer rewind, e de nos espantar com a sua imprevisibilidade.
Falo por mim quando digo que não estava nada à espera do fim… Sim senhor, quando pensávamos que ia acabar de determinada maneira rematam com um final do género “então mas pensavas que isto acabava assim era? Então toma lá isto, para não pensares que és esperta”…

Já para não falar de tudo o resto que o filme tem de muito bom, desde as personagens e dos desempenhos dos actores à banda sonora É deveras impressionante o poder que este realizador tem de encaixar no filme músicas que são supostamente desajustadas à natureza da cena, o que confere de imediato uma maior dimensão …há algo melhor do que uma música de Duran Duran enquanto se espanca um pulha que nos arruinou a vida?! Segundo Matthew Vaughn, o realizador, não. O que faz lembrar outro grande filme, Snatch – porcos e diamantes que também contou com a participação deste produtor, em parceria com o ex-marido da Madonna, desculpem o Guy Ritchie.

A história gira em torno de um traficante que deseja reformar-se mas que vê os seus planos adiados ao ser recrutado para mais um trabalhinho

Enfim, um óptimo filme, que sugiro para aquelas noites frias de Inverno, em que não há nada melhor para fazer do que ficar nos sofá a comer bolachas e a ver filmes cheios de violência e cenas caricatas.

Se são daqueles que não apreciam este género de filmes devido ao excesso de violência e porque “ai faz-me impressão”, não querendo fazer juízos de valor, talvez seja melhor alugarem ou pedirem emprestado o Sorriso das Estrelas que conta com a interpretação do Richard Gere. Mariquinhas…

Sem comentários: