quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Política

Este blog devia falar de política. Ser palco de críticas bem construídas e piadas inteligentes sobre a cor da gravata do Sócrates. Mas afinal que capacidade teremos nós, jovens moças, cuja experiência política se resume aos discursos suados e efusivos do Jerónimo de Sousa para uma plateia igualmente suada e efusiva no Avante!, e a uma ou outra palestra sobre a crise económica com um bloquista/economista e a sua dificuldade de retrair os argumentos de oposição, para discutir política de forma inteligente? Os exemplos que apontei bastariam para concluir uma tendência à esquerda, mas a verdade é que não passam de coincidências…pessoalmente, e apesar de ocasionalmente usar uma boina, sou daquelas que vai ao Avante! pelo convívio.

A verdade é esta, existe sim senhora algum conhecimento a nível político, mais que não seja derivado das aulas de História do 9º ao 12º ano e dos ocasionais debates televisivos ou dos programas da especialidade, mas as nossas discussões giram essencialmente em torno de futilidades.

Partilho da opinião de que a sucessão de Barack Obama a George W. Bush na presidência de uma das maiores e mais influentes potências mundiais vai ser algo de bastante positivo, mais que não seja porque o primeiro é bastante charmoso enquanto que o Bush era um redneck nada atraente. Vêem…consegui falar da importância de Obama como novo presidente dos EUA sem mencionar a vitória de democratas sobre republicanos, a questão racial, as medidas por ele preconizadas para fazer face à crise económica ou Guantánamo. Não que não seja um assunto bem interessante que pode até ter sido mencionado entre um ou outro croissant no Magnólia, mas por vezes “aquela que anda com o outro, não sabias?” leva a melhor. E aqui o “por vezes” é um eufemismo.

Não seja então de esperar, pelo menos por enquanto, que este seja um blog com elevada carga política, porque aqui somos todos muito “anarco-comodistas”, como dizia o mais recente candidato à câmara de Lisboa e não temos ainda o hábito de discutir política. Apesar de justiça seja feita também sabermos falar de assuntos sérios e actuais não pensem cá que só vemos as Tardes da Júlia e os Morangos com açúcar! O tempo dedicado é que é ainda muito pouco

Talvez no futuro, seja feita uma ou outra observação perspicaz…sim, porque aqui ninguém anda a comprar o Courier por causa das fotos.

Sem comentários: